O Ministério de Imigração do Quebec realizou algumas Mudanças no processo de imigração para o Quebec em 2017 que prometem mais agilidade e foco na seleção dos candidatos com o perfil desejado.
Até 2016, o processo de seleção de imigrantes pelo Programa de Trabalhadores Qualificados do Quebec priorizou a política de primeiro a chegar, primeiro a ser servido.
Quem conseguisse aplicar antes, seria considerado para o processo. A partir de 2017, isso irá mudar.
Principais mudanças
A seleção dos chamados imigrantes econômicos – profissionais e trabalhadores qualificados para trabalhar em áreas em demanda no Quebec – será feita através de um banco de candidatos.
Esta seleção levará em conta as necessidades prioritárias do mercado de trabalho, de acordo com a nova lei 77, que entrará em vigor a partir de 2017. A lei 77 foi sancionada e adotada no dia 6 de abril de 2016.
A principal mudança do projeto de lei é a declaração de interesse, que irá apresentar os candidatos à imigração. Serão então pré-selecionados aqueles cujo perfil melhor se adapte às necessidades do mercado de trabalho no Quebec.
Em seguida, os pré-selecionados serão convidados a apresentar sem delongas um pedido oficial imigração.
Este sistema, que não se baseia mais na ordem de processamento das candidaturas, já é usado na Nova Zelândia, Austrália e, mais recentemente, no Canadá.
O Projeto de lei 77 sobre a imigração, apresentado pelo governo Marois (ex-primeira ministra do Quebec), mas que não havia sido adotado até o momento, implementa esta nova forma de seleção.
O Ministério da Imigração acredita que a chegada ao Quebec de trabalhadores selecionados pelos bancos de candidatos pode se reduzir a um período de um ou dois anos após a sua seleção.
Um grande avanço se comparado aos atuais dois a seis anos.
Além disso, o Projeto de Lei 77 facilita a obtenção de residência permanente para os trabalhadores temporários e estudantes estrangeiros.
Em 2014, quase um terço de trabalhadores qualificados foram selecionados a partir deste setor, proporção que é esperada a aumentar.
Outras inovações
O projeto de lei também prevê a criação de projetos-piloto para a imigração temporária. Esta modalidade visa preencher necessidades temporárias de mão de obra de uma região ou de um setor de atividades.
Até 400 trabalhadores por ano seriam recrutados. Outros projetos-piloto semelhantes também afetariam a imigração permanente, com um limite de 550 trabalhadores por ano.
Esta mudança segue a linha do processo federal Express Entry, que só deixa aplicar realmente aqueles que passam por uma pré-seleção através de um formulário.
Em teoria, o perfil das pessoas selecionadas ou rejeitadas não deveria mudar, visto que continuarão a ser selecionadas aquelas que correspondem ao perfil desejado.
O que sim irá mudar, é que aqueles que não tem chances de serem selecionados naquele momento, não poderão sequer aplicar, dando espaço para quem tem reais chances.
Com a aprovação do Projeto de Lei 77, juntamente com o novo processo de aplicação online, o MIDI espera agilizar em muito o tempo de processamento e espera dos candidatos a imigração.
Agora é esperar para ver se a prática será tão eficiente quanto a teoria parece ser.
Fonte: Le Devoir
Qual o seu plano para imigrar para o Quebec? Nos conte sobre isso nos comentários abaixo!
Quer nossa ajuda? Contrate uma sessão individual por Skype ou confira nossa série de Guias!
Quer Nossa Ajuda? 10 passos para uma imigração tranquila
Receba o infográfico GRATUITO por e-mail.
eu ia aplicar agora, 2016, mas tenho visto que pode levar até alguns anos o processo… pelo teste que fiz no site do immigration quebec, diz q sou apto, mas como já tenho 36 anos, não gostaria de esperar tanto tempo. Vou apostar neste novo sistema e aplicar em 2017 somente. Alguma sugestão? mto obrigado
Thiago, pode ser um pouco traiçoeiro deixar para 2017 apostando somente na velocidade do processo. Primeiro de tudo, dificilmente eles processarão os de 2017 antes de processarem os de 2016.
Em segundo lugar, ninguém sabe exatamente como irá funcionar em 2017. O que sim nos parece, é que eles serão mais exigentes na seleção dos candidatos, pois irão selecioná-los de acordo com as necessidades do mercado naquela data. E aí, a sua profissão pode ou não entrar.
Resumindo, em nossa opinião, se você já tem as condições e documentação necessárias para aplicar em 2016, seria mais indicado fazê-lo este ano.
Sugerimos que você se inscreva em nossa Newsletter, pois iremos enviar sempre informações atualizadas sobre o processo de imigração, além de outros assuntos relacionados à vida no Quebec. Fica no canto superior direito desta página..
Sucesso em seu projeto de imigração!
Abraços!
Fernanda & Chany
olá Fernanda & Chany,
Gostaria de saber mais informações sobre o processo de imigração. Sou formada em Engenharia Ambiental e Sanitária, tenho 28 anos, e meu esposo em Medicina Veterinária e tem 29 anos; ainda não temos filhos. Gostaríamos muito de ir trabalhar lá. Quais as chances? Como o processo funciona? Se puder mandar mais informações via e-mail.
Obrigada!!
Olá Anna,
Agradecemos seu contato.
As chances de imigração dependem de diversos fatores, portanto somente com esta informação sobre seu perfil fica difícil dizer.
Iremos enviar maiores informações para seu e-mail e assim será possível identificar a melhor forma de ajudá-los.
Vocês podem conferir nesta página: https://vivaquebec.com/assessoria-para-o-canada
Também recomendamos que se inscrevam em nossa Newsletter caso ainda não o tenham feito, pois lá enviamos novidades e um mini curso com os primeiros passos para a imigração.
Desejamos sucesso em seu projeto, e contem conosco!
Fernanda & Chany
Bonjour, Fernanda & Chany,
Assim como a Anna Carolina, também sou Engenheiro Ambiental de 28 anos, falo francês e tenho muito interesse em ir para o Quebec. Minha grande dúvida é se vocês indicam aplicar direto para o visto de imigração ou se o processo se torna mais fácil se eu validar o diploma e for fazer um curso universitário na província.
Valeu!
Olá Gabriel, como vai?
Para estar em condições de sugerir qual a melhor estratégia de imigração, é necessário fazer uma avaliação mais aprofundada do perfil com cada pessoa. Depende não somente de seu perfil e pontuação para o programa regular de imigração, como também seus objetivos profissionais, tempo que está disposto a esperar, valor a investir, etc.
Lhe enviarei um e-mail com maiores informações de como podemos ajudar neste sentido.
Abraços!
Fernanda
Olá, Fernanda e Chany,
No sentido de dar mais informações, pretendo ir o quanto antes e para isso precisaria saber se eu poderia ir com um visto de estudante por exemplo, enquanto espero a abertura do processo regular e dar entrada nele já estando no Québec. Minha ideia é ir e em um médio prazo tirar o visto de permanente. Para validar o diploma de engenheiro já vi que preciso ter uma experiência no Canadá de um ano trabalhando na área e fazer uma prova, para tal precisaria antes ir talvez como estudante, conseguir um trabalho, e só depois validar, é assim mesmo?
Ola gostaria de uma opinião , minha familia ( eu 26 anos,meus esposo 30 e 2 filhos uma de 4 e uma 5 anos) queremos entrar com o processo só ano que vem , mais estamos com muito receio , não sabemos muito o que fazer hj de pontos temos 69 , meu esposo e de TI, sera que seria muito arriscado aplicamos ano que vem ?
Correção temos 79 pontos
Olá Cinthya,
O Quebec ainda não divulgou os detalhes das mudanças e quais serão os critérios a partir do ano que vem. O que sabemos é que será um processo mais exigente e focado nas áreas em alta demanda pelo mercado do Quebec.
De acordo com as poucas informações que temos de seu caso, vocês parecem ter o necessário para aplicar ainda este ano (pontuação, idade, config. familiar, profissão..) Obviamente isto somente poderia ser confirmado com uma análise mais profunda de seu perfil.
Ao mesmo tempo, TI é uma área que está em alta demanda no Quebec, portanto é bastante provável que ano que vem continue sendo uma área prioritária e vocês também tenham chances. Só não sabemos quais serão os demais requisitos.
Aplicando este ano, vocês tem a segurança de saber se qualificam. Porém, a partir do ano que vem os processos prometem levar menos tempo. É questão de vocês avaliarem qual dos dois fatores preferem.
Desejamos sucesso em seu projeto!
Olá bom dia, gostaria de saber se eu teria chance pois sou técnica de Radiologia,mais não tenho experiência, tenho 31 anos e sou casada meu marido tem 34 anos ele é colorista, e tenho dois filhos um 7 anos só outro de 12anos .Obrigada.
Olá Natália,
Agradecemos seu contato.
As chances de imigração dependem de diversos fatores, portanto somente com esta informação sobre seu perfil fica difícil dizer.
Iremos enviar maiores informações para seu e-mail e assim será possível identificar a melhor forma de ajudá-los.
Vocês podem conferir nesta página: https://vivaquebec.com/assessoria-para-o-canada
Também recomendamos que se inscrevam em nossa Newsletter caso ainda não o tenham feito, pois lá enviamos novidades e um mini curso com os primeiros passos para a imigração.
Desejamos sucesso em seu projeto, e contem conosco!
Fernanda & Chany
Alguma suspeita ou palpite acerca de mudanças no PEQ?
Olá Reinaldo,
O que temos visto nas comunicações do Canadá e do Quebec é que eles pretendem reforçar ainda mais a imigração através dos estudos e trabalho. Logo, o PEQ provavelmente irá se manter e ser ainda mais incentivado.
Se pudermos ajudar em algo com sua estratégia de imigração, fica a vontade para nos escrever: [email protected]
Abraços e sucesso!
Fernanda
Oi me chamo sueiton, tenho 24 anos, sou formado em Ciências contábeis, falo francês, queria saber se em minha área tem chances de esta na lista de profissionais qualificados em 2017??
Olá Sueiton,
Haverá grandes mudanças no processo regular de trabalhadores qualificados em 2017. O melhor palpite é aguardar que seja divulgado este novo processo para ver que áreas serão demandadas e como irá funcionar.
Caso deseje buscar alternativas para seu projeto de imigração, sugiro que dê uma olhada em nossa página de Assessoria para ver de que forma podemos lhe auxiliar.
Abraços e sucesso em seu projeto!
Boa noite , eu tenho interesse de ir morar e trabalhar em Quebc, tenho 28 anos sou motorista de caminhão, minha esposa e vendedora de loja e tem 30 anos , e temos três filhos uma de 6 anos uma de 4 anos e um de 2 anos , temos chance por ser trabalho mais simples conseguimos ? desde já muito obrigado.
Olá Evandro,
Não existe imigração impossível – apenas o programa mais adequado e a necessidade de preencher os requisitos.
Antes de tudo, é necessário falar pelo menos francês.
Também sugiro que pesquise mais sobre os programas de imigração existentes e vejam qual se encaixa melhor no seu perfil e de sua família. Assim se inicia um projeto de imigração.
Caso queiram informações mais aprofundadas acerca dos programas de imigração, a vida no Quebec, etc, recomendo que acessem nossa série de Guias de Imigração e Integração: https://vivaquebec.com/guia-imigracao-canada/
Abraços e sucesso em sua jornada!
Fernanda
Bom dia! Eu tenho 32 anos, me formo em administração em 2019. Falo Inglês e francês básico (estudei 2 anos, mas esqueci boa parte pelo desuso) Meu noivo tem 29 anos, termina o Mestrado em Engenharia de Telecom em 2019 e também está estudando os idiomas. Com medo que as leis mudem até lá, quando seria melhor dar a entrada no processo de imigração? Pretendemos casar em março/2018. Obrigada.